Após me formar, frequentemente me deparo com dúvidas sobre o que difere entre as abordagens de terapia e qual a finalidade das mesmas. Assim sendo, resolvi tentar, de forma bem simplificada, esclarecer tais dúvidas.
Ao pensar em como fazê- lo, me peguei em uma comparação com as diferentes áreas médicas, uma vez que quando se tem uma anomalia na pele, normalmente procuramos um dermatologista ou, ao sentirmos dor de cabeça, buscamos um neurologista e assim por diante. Indo por esta ótica, podemos pensar nas abordagens no que se refere à Psicologia.
É claro que não existe receita de bolo do tipo se estiver com a patologia tal procure um psicanalista ou um terapeuta cognitivo comportamental, porém é comum o encaminhamento de acordo com o tipo de abordagem mais eficaz para a determinada patologia.
Outra dúvida comum é sobre a diferença entre psiquiatra e psicólogo, diferença esta vista de maneira bem estreita, já que o que de fato difere um profissional do outro de forma mais explícita, é que o psiquiatra pode fazer e o psicólogo não, é medicar.

Nenhum comentário:
Postar um comentário